terça-feira, 2 de julho de 2019

ATIVIDADE NA SEDE e TRÉGUA DAS ÁGUAS 2019

25.05.2019



A alcateia mais linda do Brasil não estava na sede hoje. Os lobinhos e chefes foram participar de uma atividade distrital: o TRÉGUA DAS ÁGUAS 2019, uma atividade distrital que acontece a cada 2 anos.

Na Jângal, de tempos em tempos, a escassez de água se faz presente. Foi num desses momentos críticos que Hathi, o senhor da floresta, decretou a trégua das águas: Nenhum animal poderia atacar outro quando este fosse beber no Waingunga - afinal, beber é mais importante que comer! Para saber mais é melhor perguntar a um lobinho, este vai ter muita história para contar de Mogli e o Livro da Jângal.

Atividade Distrital: TRÉGUA DAS ÁGUAS 2019

Alcateia I no Trégua das Águas 2019


Há muitos mitos e lendas sobre os escoteiros: dizem que são mestres em nós, que vendem biscoitos, que ajudam idosas a atravessar a rua etc. Não somos mestres, porém um escoteiro bem treinado conhecem mais de 20 tipos de nós e amarras. Vendemos pipoca, cupcake, biscoitos e qualquer outra coisa para juntar dinheiro para nossas atividades e ir ao Jamboree Mundial. Ajudamos idosos e qualquer pessoa que necessite de ajuda, obedecendo nossa promessa: ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião.

A atividade de hoje na Tropa Junior tinha um pouco disso, hoje foi dia de aprender alguns nós. A chefe ensinou alguns e os monitores foram repassando a informação: é o sistema de patrulha funcionando!!!




E como se comunica um escoteiro: sinal de fumaça? Na verdade, preferimos algo mais moderno: um celular! Brincadeiras a parte, os escoteiros, aprendem alguns tipos de códigos, entre eles o código Morse, o código Q e a semáfora.

As patrulhas se separaram e tentaram passar uma mensagem uma para a outra usando a técnica da semáfora.

Mas, o que é isso? Semáfora é um tipo de sinalização óptica que usa duas bandeiras que, em posições diferentes, sinalizam uma letra ou número e assim conseguir passar, em forma de código, uma informação à distância para outra equipe.

Normalmente, uma equipe é formada por um decodificador ou observador (com binóculo ou luneta) responsável por decodificar a mensagem, um gravador ou secretário para registrar a mensagem e um transmissor ou operador responsável pela codificação e transmissão da mensagem para a outra equipe. 
Escoteiro Henri da Patrulha Sol transmitindo um código para a Patrulha Lobo

Quando um jovem escoteiro se destaca, ele serve de exemplo para todos os seus irmãos mais novos. Assim está sendo o desenvolvimento do Escoteiro Vitor Anselmo, hoje ele recebeu a Insígnia do Aprender, a primeira de nosso grupo escoteiro, das mãos do Chefe Bruno e da Chefe Nanda. Parabéns Vitor Anselmo, BRAVO! BRAVO! BRAVÍSSIMO!!!




Quando a Corte de Honra se reúne é porque assuntos urgentes e importantes precisam da atenção dos monitores e submonitores. O que será que estão decidindo? Logo logo todos saberemos! SEMPRE ALERTA!!!



Monitor Gabriel (alto) e Submonitora Isabella (Patrulha Lobo) e Submonitor Vinicius Moraes (Patrulha Sol, à direita)


FOTOS --->  CLIQUE AQUI

ESCOTISTA EDIVALDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário