quarta-feira, 9 de julho de 2014

ACAMPAMENTO CENTENÁRIO

PARTICIPAÇÃO DO GE ADELCK BISTÃO

Em 1907, o Escotismo nasceu em Brownsea. Alguns anos depois, mais precisamente em 1914 surge a primeira associação escoteira em nosso estado. Cem anos depois, lembrando o berço do nascimento do escotismo acontece o Acampamento Centenário. E neste evento histórico não poderia acontecer sem a participação do nosso querido grupo. Oito integrantes adicionaram seus nomes junta a quase três mil membros juvenis e adultos voluntários do escotismo paulista. Podem ter certeza que o espírito de B-P esteve presente nos quatro dias deste acampamento.

Tudo começou ainda de madrugada no dia 19/06. O ponto de encontro foi no Parque do Carmo as 5h30. Alguns integrantes do 325/SP GE Lobo Solitário já nos aguardavam e nosso ônibus ainda iria passar em outros dois GEs: 35/SP GE Correntes na Vila Alpina e 123/SP GE Ararigboia em Santana.

Subcampo Sênior 04 Ten. Eduardo Henrique Weaver
Subcampo Waffles

Chegamos em Barretos as 17h15 e após a retirada dos kits, nossos lobinhos Vitor Anselmo e Nicolly Maria foram encaminhados para o Berrentão, onde eles foram alojados em uma das 80 matilhas. A Patrulha Pico do Jaraguá seguiu para o Subcampo Sênior 04 Ten. Eduardo Henrique Weaver - os jovens chamaram o subcampo carinhosamente de Waffles - e começaram a montar as barracas mesmo com pouca luz.


A primeira noite foi de reconhecimento do parque e de abertura oficial do Acampamento Centenário pelo Diretor Presidente da Região São Paulo, Chefe Antonio Lívio Abraços Jorge. Encontramos velhos e saudosos amigos como a Guia Isabella Calil, agora no 16/SP GEAr Newton Braga entre outros amigos de outros acampamentos. A nossa querida bandeira foi conduzida pela Guia Tayná Peres de Oliveira.
No segundo dia fomos acordado pelo Coordenador do Subcampo, Chefe Marinho, com uma musiquinha que nunca mais sairá de nossas cabeças. A Guia Isabella que o diga... Bom, pela manhã o primeiro módulo para o Subcampo 04  foi a Caçada Cultural. A tarde o segundo módulo foi a Descida do Rio Pardo. Houve uma atraso de mais de três horas para a chegada das jangadas para a descida do rio. Havia um problema de horário e a Marinha e o Corpo de Bombeiros autorizou a descida desde que as 18hs não houvesse mais ninguém na água. A situação foi colocada para os jovens decidirem entre desistir do evento ou realizar a descida em um pequeno trajeto do rio. Sênior que é Sênior não esmorece por causa de contratempos... Bora descer o rio!


Num evento deste porte problemas poderiam acontecer e entre todos os participantes o Subcampo Sênior 04 foi o mais prejudicado. A noite tivemos um jantar temático com a Queima do Alho e também houve problemas... acabou a comida por duas vezes. Mas, a coordenação estava alerta e preparou algumas refeições extras. Atrasou, demorou, mas, ninguém foi dormir de barriga roncando. Só uma pergunta ficou no ar... o que é mesmo queima do alho? Quem sabe no próximo centenário vamos descobrir... Brincadeiras a parte, houve um show de dança Catira para distrair os jovens.




Chegou a manhã do terceiro dia, sábado 21. Depois do café da manhã, o primeiro módulo do dia para o Subcampo 04 era Aldeia Global. Muitos jogos e desafios para os seniores e guias do Subcampo Waffles. Até um acidente de carro com vítimas foi colocado para os seniores desenvolverem suas habilidades de Primeiros Socorros - esta base foi show! No final um Quizz de perguntas e respostas com direito a torta na cara de quem errasse a resposta.

Por falar em Quizz... uma foto não poderia faltar, não é mesmo Cláudio?

Depois do almoço, só para relaxar Desafio Sênior: Sobrevivência, Tirolesa, Rapel e Arvorismo com Pista de Ralo. Desta vez, a programação foi a nosso favor... depois da pista de ralo um merecido Banho!!!


A noite, após um ótimo e abastado jantar, Festa Country. A Senioria se esbaldou até depois da meia-noite com muita música e dança. A chefia ficou até cansada de ver tanta gente animada.

Durante todo o evento pudemos acompanhar algumas vezes o que os nossos lobinhos Vitor Anselmo e Nicolly estavam fazendo. A alcateia esteve sempre muito animada durante todo o evento com muitas atividades e passeios pelo Parque do Peão... Vida de Lobinho é uma maravilha! Melhor Possível galerinha!













Um, dois, três Quatro - Ser lobinho é um barato!
Quatro, três, dois, um - Mas não é pra qualquer um!


E chegou, o último dia do acampamento, domingo 22/06. Na agenda, desmonte do subcampo, café da manhã e encerramento do evento pelo Ch. Lívio. A organização ainda nos presenteou com um almoço que não estava na programação. E coube ao monitor sênior Gustavo Cremonezzi dos Santos receber a lembrança que a região São Paulo destinou para os grupos que participaram do Acampamento Centenário. Nossos lobinhos que, até então, estavam ocupados com suas próprias atividades se juntaram ao nosso grupo para esta última sessão solene.

Foi um acampamento que vai deixar saudades com seus problemas mas, principalmente, com seus acertos. O Acampamento Centenário vai ficar na memória de cada um dos jovens que participaram. Para quem, infelizmente, não pode ir temos as fotos e os relatos dos lobinhos e dos seniores. Outro deste só daqui há 100 anos... Quem sabe não nos encontramos no Acampamento de 150 anos? Vai saber...
Sênior Cláudio Gabriel Villar Garcia da Silva, Guia Isabella Higino Martins, Sênior Gustavo Cremonezzi dos Santos, Guia Tayná Peres de Oliveira, Guia Ana Carolina Macedo Novaes, Lobinho Vitor Anselmo Gomes de Lima Pinto e Lobinha Nicolly Maria Anselmo Gouveia dos Santos

Quer ver mais fotos? Clique AQUI.


Sempre Alerta!

Chefe Edivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário